Com
tantas novidades nos algoritmos do Facebook e tentativas de descobrir
como o seu post pode ter um alcance maior, uma questão ainda permanece: qual é o melhor horário para a minha empresa postar no Facebook?
Há diversos
gráficos que mostram o horário de pico das postagens no Facebook, alguns
já bem ultrapassados, e que relatam o momento do dia em que mais
pessoas estão acessando suas redes e de olho nas postagens. Uma
unanimidade parece ser o horário da noite, entre 19h e 22h, quando mais
pessoas estão online e se engajando em mais posts. Mas será que esses
são os melhores horários para postar conteúdo?
Sabemos que um
conteúdo de qualidade deve engajar um número alto de pessoas, mas que o
Facebook filtra quem vai ou não receber o seu post. Dessa forma, o
horário em que postamos também é um fator fundamental no alcance das
publicações, mas talvez seja um mito pensar que o horário em que o seu
público está mais online é o horário ideal para postar. Por que? Assim
como nós pensamos que esse é o melhor horário para publicar na rede,
outras empresas que estão buscando o mesmo espaço que o nosso também vão
postar, ou seja, a concorrência nesse horário também é maior.
Entenda o comportamento do seu público
O Facebook nos fornece informações valiosas por meio do “Informações”
para potencializar o negócio dentro da rede. Uma das quais você tem que
estar bem familiarizado é a aba publicações, que mostra os horários em
que seu público esteve online. A partir disso você pode fazer
experimentações de posts de formatos diferentes e em horários variados
em que seu público esteja online, observando como as suas publicações
são recebidas. Experimente diferentes horários de postagens em duas
semanas e compare o desempenho delas baseado no horário do post e no
alcance total. Na aba “alcance” o Facebook já faz parte do trabalho para
você, inclusive separando o alcance que foi orgânico e o que foi pago.
Depois de analisar isso é só observar qual foi o horário dessas
postagens em publicações e construir um gráfico comparando o alcance e
horário. Obviamente, essa é uma amostragem pequena para afirmar que um
determinado horário é definitivamente o melhor para postagens, ainda
mais considerando as constantes mudanças no edge rank do Facebook. Mas é
importante frisar que a experimentação é fundamental no processo de
obter sucesso nas redes sociais.
Faça testes e comece a distribuir seus posts em horários diferentes
Outra dica
importante é distribuir os seus posts pela manhã, tarde e noite, de
acordo com sua estratégia. Com as novas políticas do Facebook, de
priorizar conteúdo de amigos, e não de páginas, é importante testar
diferentes turnos para entender qual deles atinge mais seu público. A
partir desses testes você pode perceber quais horários fazem mais
sucesso e priorizar seus principais conteúdos para eles. Lembre-se
constantemente: conhecer o seu público sempre vai ser o fator fundamental no sucesso das publicações da sua página.
E você, em que horário está fazendo as postagens na sua página do Facebook?
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